';

Na emoção encontramos a base da humanidade. Na história a bagagem do presente para o futuro.”

HRF-foto

Olá, sou o Hugo. Psicólogo de profissão e apaixonado pela escrita, o meu interesse pelas pessoas e pelo seu bem-estar é locomotiva para a base da minha ação diária. Humano e, portanto, falível, vejo na emoção aquilo que ela é – A base. No passado a bagagem – Importante (sem bagagem não há emoção que nos valha). Sem emoção, nenhuma história teria a força que tem. E histórias são significados. E o importante não é reprimir emoções, instrumentalizar pessoas e viver sem bagagens – Sem histórias (as nossas, de preferência) – Uma vida dá tanto trabalho…

O passado é importante. Não como âncora de corda esticada, mas como património. Para re-significar a identidade. Para construirmos o futuro. No presente. Com erros e aprendizagens. Sem clichés. Com pensamento emocionado – Empatia.

Sem falta de amor. Costumo dizer que nas relações humanas, menos que amor é desdém.

E bom, na minha re-significação diária, procuro traduzir em palavras e ações os meus valores. Respeito. Competência. Integridade. Responsabilidade. Beneficência e não-maleficência. Altruísmo.

Os primeiros capítulos da história mostraram a importância do cuidado. A importância do erro. Da verdade. Para florescer – Aprender. E como a importância das raízes para as árvores, os primeiros capítulos da história podem tanto nos fazer florescer ou definhar – resta decidir a direção. E no presente decide-se.

Gosto também de cantar e tocar viola (a minha mãe queixa-se às vezes…), correr, “jogar à bola”…

Goste de coisas, sem pensar nos porquês.

 

Re-signifique. Acredite. Faça por si.

Hugo Rodrigues Fernandes. Psicólogo

HUGO RODRIGUES FERNANDES
Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
2021
Psicólogo
(céd. prof. 21784)
2017-2021
Assessoria
2010-2017
Participação em projetos clínicos e cívicos de âmbito académico e político, respetivamente
2007-2010
Área de vendas e apoio organizacional
Presente: Psicólogo;

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (céd. prof. 21784)

Principais áreas de avaliação e intervenção:

Clínica: Sofrimento causado pelo Stress, ansiedade, humor triste, Burnout, perturbações de personalidade, comportamentos aditivos e alimentares, crise, luto, e problemas de sono.

Saúde: Desenvolvimento pessoal, promoção do bem-estar através da prevenção de doença ou de recaída, promoção de estilos de vida saudáveis e comportamentos para a saúde;

Desenvolvimento socio emocional e dificuldades de aprendizagem. (Métodos de estudo)

Trabalho: Gestão e melhoria e processos de trabalho, riscos psicossociais, coaching de carreira, exaustão laboral, problemas de adaptação, de relação e comunicação no trabalho. Reconversão profissional e preparação para a reforma;

Organizações: Prevenção de riscos psicossociais, absentismo e presentismo, mobbing, coaching de lideranças, promoção da saúde e bem-estar no trabalho, melhoria de processos (e.g. comunicação, produção, relação com clientes) e problemas com despesa;

2017-2021: Assessoria;
2010-2017: Participação em projetos clínicos e cívicos de âmbito académico e político, respetivamente;
2007-2010: Área de vendas e apoio organizacional;
Formação Profissional

Psicólogo e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tem investido milhares de horas no seu desenvolvimento pessoal e profissional nas áreas da avaliação e intervenção psicológica em múltiplos contextos. Atua na área clínica e da saúde, saúde ocupacional,  desenvolvimento humano e liderança em organizações. Tem desenvolvido conhecimentos nas áreas de estilos de vida, desenvolvimento humano, riscos psicossociais e bioética.

Ciência & Tecnologia

  • Participação em dezenas de workshops e congressos;
  • Publicação e apresentação de trabalhos científicos;

Outros interesses

  • Mais de uma década de prática desportiva federada;
  • Formação musical e artística;